Cidades

GESTANTES: HG faz exame do coração fetal

10 de maio de 2019 às 11:55

O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul realizará neste sábado (11), das 8h às 18h, o "Dia F – Dia do Coração Fetal". Os atendimentos serão gratuitos, direcionados para as gestantes a partir de 19 semanas e ocorrerão por ordem de chegada. Uma equipe multiprofissional fará o atendimento às gestantes e encaminhará para a realização do ultrassom do coração do feto, que será realizado por médicos voluntários, especialistas em medicina fetal. Para o atendimento, a gestante deve apresentar a carteira do SUS e documento de identificação.

As malformações congênitas e as afecções perinatais são responsáveis por 21% da mortalidade infantil; malformações do coração são as mais frequentes. A estimativa é que um a cada 100 recém-nascidos apresenta alguma malformação no coração e 90% das gestantes não apresentam nenhum fator de risco associado.

O objetivo é saber se o coração dos fetos examinados é normal. Ao ser identificada alguma alteração, a gestante será acompanhada pela equipe de cardiologia fetal e gestação de alto risco do HG para assegurar adequado atendimento com a tentativa de melhorar os índices de mortalidade infantil.