Cidades

Fundação lança Campanha do Agasalho

Objetivo é arrecadar mais de 200 mil peças para atender em torno de 80 mil pessoas
10 de maio de 2019 às 11:58
Foto: Fundação Caxias, Divulgação

Neste sábado (11), a partir das 8h, na Praça Dante Alighieri, será dada a largada para a Campanha do Agasalho 2019, iniciativa da Fundação Caxias com o apoio de diversas entidades, empresas e do poder público. Mais de 800 postos de coleta estarão distribuídos e a meta dos organizadores é de que 200 mil peças sejam arrecadadas. A campanha segue até o dia 22 de junho.

José Theodoro, coordenador da campanha deste ano, pede conscientização da população para que doem peças em bom estado de uso. Alerta ainda que, no caso dos calçados, os cadarços sejam amarrados. “Convocamos a população para que possamos resolver o frio de cerca de 80 mil pessoas que dependem dessas doações. A triagem começará ainda nesta semana e precisamos da colaboração de todos”, destacou.

Para o presidente da Fundação Caxias, Paulo Poletto, a meta de 200 mil peças é idêntica à do ano passado por motivos econômicos. “A situação do país não nos permite estimar maior número de doações, pois as pessoas não estão comprando roupas com mais frequência. Mas precisamos de peças masculinas, femininas e infantis. Cobertores e colchões também são necessários”, afirmou Poletto. Em 2018, foram arrecadadas mais de 194 mil peças.

Até as 18h de sábado um caminhão estará na Praça Dante Alighieri para recolher as doações. Também haverá postos de coleta em escolas, repartições públicas, supermercados e empresas, além de caixas colocadas nos ônibus da Visate.

Levantamento da Fundação Caxias revela que a cidade tem, atualmente, cerca de 500 pessoas em situação de rua. Parte é atendida por campanhas comunitárias, mas outra permanece anônima. Caso exista grande volume de doações, a Fundação Caxias faz a coleta mediante agendamento pelo telefone (54) 3223.0528.