Variedades

Flores da Cunha investe em portal e marca turística

A Prefeitura de Flores da Cunha investiu no desenvolvimento de uma marca e de um portal de informações para a promoção do turismo. O projeto da marca turística foi
14 de março de 2019

A Prefeitura de Flores da Cunha investiu no desenvolvimento de uma marca e de um portal de informações para a promoção do turismo. O projeto da marca turística foi elaborado no segundo semestre do ano passado pela empresa Verdi Design, de Porto Alegre, e supervisionado pelo Conselho Municipal do Turismo. O portal www.turismoflores.com.br, produzido pela Webde, de Caxias do Sul, apresenta os eventos da cidade, os roteiros, a gastronomia, a hotelaria, as dicas de passeio e uma ferramenta para o turista montar o próprio passeio.

Para o desenvolvimento da Identidade de Marca Turística de Flores da Cunha, a Verdi aplicou técnicas de placebranding (construção da marca lugar). Inicialmente, foi aplicado um questionário com objetivo de identificar a vocação turística do município. Mais de 100 pessoas atenderam ao pedido de colaboração com a pesquisa feita pela Secretaria de Turismo, sendo 70% moradores do município. A partir das respostas foi definido o posicionamento da marca.

O objetivo é apresentar Flores da Cunha como um dos principais destinos turísticos enogastronômicos da Serra Gaúcha. São três os pilares que sustentam esta ideia. A herança cultural italiana mostra que a cidade preserva as tradições culturais herdadas dos imigrantes. Esta herança manifesta-se na gastronomia, no dialeto, na arquitetura, nas festas coloniais e na vitivinicultura, entre outras.

Outro ponto é a vitivinicultura. O município é apresentado como o maior produtor de uvas e vinhos do Brasil. Esta condição é reconhecida pela Festa da Vindima, qualidade das vinícolas e Indicação Geográfica Altos Montes. O terceiro aspecto é formado por clima e solo, com destaque para os altos montes, com altitudes de 600 a 800 metros.

Mostra Kids é destaque no Parque da Vindima

A programação da 10ª Mostra Flores e Feira Agroindustrial segue neste final de semana, no Parque da Vindima. As atrações principais se concentram na Mostra Kids. No sábado, ocorrerá o Festival Infantil, com a presença de personagens dos desenhos animados, espetáculos de música e dança, além de teatro.

Outro atrativo do sábado é a realização de cursos gratuitos de degustação, ministrados pela enóloga e rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima, Janaína Massarotto. A profissional explicará sobre as técnicas de degustação e apresentará ao público os vinhos elaborados por ela na vinícola da família. Os cursos são uma parceria com a revista Bon Vivant e ocorrem às 15h, na enoteca da Escola de Gastronomia UCS. É preciso fazer inscrição antecipada pelo e-mail bonvivant@bonvivant.com.br.

A exposição reúne mais de 80 marcas de empresas de diferentes segmentos e 15 agroindústrias. A entrada e o estacionamento são gratuitos. Os pavilhões recebem o público das 10h às 21h, no sábado, e das 10h `s 19h, no domingo.