Cidades

Festa da Uva tem público 40% inferior ao estimado

Depois de 17 dias de atividades, a Festa Nacional da Uva 2019 foi encerrada no domingo (10) à noite. Sem números ainda oficiais, a Comissão Comunitária estima que o público
12 de março de 2019

Depois de 17 dias de atividades, a Festa Nacional da Uva 2019 foi encerrada no domingo (10) à noite. Sem números ainda oficiais, a Comissão Comunitária estima que o público tenha ficado perto de 600 mil, recuo de 40% sobre as projeções iniciais e da edição de 2016. O número, a exemplo dos anos anteriores, contempla visitantes aos pavilhões, e públicos que assistiram aos desfiles artísticos no Centro e participaram das atividades preparatórias, como Festa da Colheita, Concurso de Escolha das Soberanas, competições esportivas e preview.

De acordo com a presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, Sandra Mioranzza Randon, são muitos os motivos para comemorar. “Foi uma festa com novo formato, pensada para proporcionar aos visitantes as mais diferentes experiências em termos de dança, música, gastronomia e diversão”, registrou.

De acordo com dados da assessoria de imprensa, foram realizadas 185 apresentações, envolvendo cerca de 1.690 artistas, entre dançarinos, músicos e cantores. Um dos problemas mais sérios do evento ocorreu na sexta (8) à noite, durante os shows de Anitta e a dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano.

Milhares de visitantes que pagaram ingresso, inclusive para as áreas vips, com valores mais elevados, não puderam assistir aos shows por falta de espaço, decorrente da venda de ingressos acima do compatível com a estrutura montada. Nesta segunda, a comissão começou a reembolsar visitantes, seguindo, inclusive, orientação do Procon Caxias. Há, no entanto, registros de boletins de ocorrências, que deverão dar origem a processos contra a festa.

Principais mudanças

Entre as mudanças implementadas nesta edição, Sandra Randon destaca como um dos pontos positivos a recepção aos visitantes com um cacho de uvas como forma de acolhimento. Durante a festa foram distribuídas 100 toneladas da fruta no acesso aos pavilhões e nos desfiles no parque e na Rua Sinimbu. Outra mudança estrutural considerada positiva pela organização foi a qualificação do ambiente de exposição, com a cenografia de 10 mil m2, corredores mais amplos e o fim do fluxo forçado de circulação.

Com o envolvimento de 1,2 mil pessoas diretamente na estruturação e organização do evento, a Festa da Uva 2019 contou, ainda, com 240 expositores nas áreas de indústria, comércio, serviços, entidades e patrocinadores. Na área de gastronomia, foram 100 pontos de alimentação, mais 50 agroindústrias e 10 distritos. O setor vinícola esteve representado por 50 empresas.