Cidades

Farroupilha atrai núcleo de inovação da UFRGS

Protocolo de intenções será assinado na segunda (27) em frente ao terreno que abrigará a estrutura
24 de maio de 2019 às 12:43

A Prefeitura de Farroupilha e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assinarão, na segunda (27), protocolo de intenções para a implantação física e operacionalização do Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit no município. O ato ocorrerá às 10h30 em frente ao terreno destinado pela Prefeitura ao projeto, no bairro Cinquentenário. “A Serra se mobiliza há décadas para ter universidade federal e, mais recentemente, para um campus da UFRGS. Em 2017, assinamos protocolo de cooperação para a conjugação de esforços e, agora comemoramos, a conquista”, destacou o prefeito Claiton Gonçalves.

O Escritório de Inovação centralizará e coordenará ações de fomento à educação empreendedora e criação de novos negócios inovadores. Buscará meios para proporcionar oportunidades de qualificação à população local, com foco na adoção, pelos cidadãos, de uma postura empreendedora frente aos desafios de suas atividades profissionais, e habilitando-os a criarem novos negócios com potencial inovador para fomentar o desenvolvimento do município.

Na primeira etapa será desenvolvido o portfólio de serviços que poderá ser operacionalizado tão logo o projeto seja aprovado. A segunda etapa se refere à implantação da infraestrutura física do Escritório de Inovação, indispensável à realização de serviços como incubação. Nesta fase serão realizados levantamentos e estudos preliminares, movimentações de terra, infraestrutura básica e construção de três edificações no terreno cedido pelo Município. A UFRGS negociará o terreno que possui em Farroupilha em troca da construção das edificações.

O Parque Zenit/UFRGS conta com programas de capacitação, incubação, aceleração, conexão e internacionalização. Com cinco anos de existência, tem 37 startups em seu portfólio, divididas entre três de suas incubadoras.