Cidades

Engenharia Solidária amplia itens coletados

Grupo iniciou o recolhimento de cartelas vazias de medicamentos e, em breve, também materiais eletrônicos
23 de abril de 2019 às 12:02
Foto: Foto: Divulgação

Engajada em causas sociais e ambientais, a ONG Engenharia Solidária lançou uma campanha de arrecadação de cartelas vazias de medicamentos. A iniciativa nasceu de parceria com a empresa Eccoplastic, de Pouso Alegre (MG), que arcará com os valores dos fretes dos materiais até a sua sede. Cada tonelada entregue será revertida em duas castrações. “Por ser um resíduo de difícil reciclagem, formado por plástico e alumínio, são poucas as empresas que fazem esse serviço. Embora algumas pessoas já nos enviassem as cartelas, dizendo que poderiam ser recicladas, tivemos que pesquisar muito para encontrar uma empresa que atendesse a todos os requisitos legais”, ressaltou Rejane Rech, coordenadora do projeto.

As cartelas podem ser depositadas nos aproximadamente 300 pontos de coleta de tampinhas de Caxias do Sul, entre restaurantes, casas de comércio e escolas, entre outros. A relação completa dos locais pode ser conferida no  www.facebook.com/engesolidaria. A orientação é que sejam apenas embaladas separadamente.

Para Rejane, é um segmento com potencial enorme de exploração. Futuramente, a intenção é de firmar parcerias com hospitais e farmácias. “Mas antes precisamos encontrar um depósito para poder juntar uma tonelada. Por ser um material muito leve, estimamos ser necessário encher 300 sacos de ráfia, o que projetamos alcançar a cada dois meses. Assim como as tampinhas, certamente essa será uma ação que irá encorpar com o tempo”, salientou.

Outra novidade que será introduzida em maio é o recolhimento de materiais eletrônicos, em parceria com a Ambe, empresa especializada na reciclagem deste tipo de resíduo. A ação será mensal, junto ao Posto da Treze. Serão recolhidos celulares, notebook, CPU, câmera fotográfica, pen drive, monitores, mouse, teclado, televisores, aparelho de DVD, vídeo game e controles, entre outros. “O recolhimento será sempre no segundo sábado de cada mês, das 9h às 13h. Nossa primeira ação de recolhimento será realizada no dia 11 de maio. Uma parte do valor arrecadado será revertida para as castrações de animais”, informou.

 

Alimento para cães e gatos

 

Arrecadando todos os tipos de tampinhas de plástico e vendendo-as para empresas recicladoras desde 2015, o grupo Engenharia Solidária reverte todo o valor arrecadado para ONGs que cuidam de animais em Caxias do Sul. Segundo Rejane Rech, o grande diferencial das tampas é que elas são feitas com polipropileno ou polietileno de alta densidade, produtos de bom valor no mercado das reciclagens.

As tampinhas voltam para o mercado através da fabricação de novos produtos. “Desde o início já arrecadamos 87 toneladas, equivalentes a R$ 174 mil. Atualmente, nossa média tem sido de três toneladas por mês. Com o valor arrecadado, conseguimos comprar todos os meses em torno de 1,5 tonelada de ração para cães e gatos, que são distribuídas para as ONGs Help Vira-Latas e Proteção Animal Caxias, e para 25 protetores independentes que cuidam de animais de rua em suas residências”, ressaltou.

Para fazer parte do projeto, seja doando tampinhas, como voluntário ou ser um ponto de coleta, ou até mesmo destinando um espaço para armazenamento das cartelas, basta contatar pela página no facebook Engenharia Solidária. Ali também é feita, mensalmente, a prestação de contas.