Cidades

EDUCAÇÃO: Estudos de Paulo Freire estarão em debate na UCS

02 de maio de 2019 às 12:24

Mais de 500 pessoas, entre professores, pesquisadores, educadores, estudantes de doutorado e de mestrado, bolsistas de iniciação científica e demais interessados na obra daquele que ainda é considerado o maior expoente da pedagogia brasileira são aguardadas no XXI Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que se inicia nesta quinta (2) (data de aniversário de morte do educador, ocorrida em 1997), às 19h, no UCS Teatro. O evento segue até sábado (4), no campus-sede, em Caxias do Sul.

Realizado anualmente e de forma itinerante desde 1999, com o propósito de aprofundar os conceitos do autor, aplicando-os à educação na atualidade, o fórum visa à promoção de diálogos e reflexões a partir de um tema central, neste ano, Democracia e lutas sociais: denúncias e anúncios. Também se constitui em espaço de divulgação e compartilhamento de estudos e pesquisas sobre educação, democracia, cidadania e lutas sociais tendo como referencial teórico a obra de Freire.

De acordo com a coordenadora geral Terciane Ângela Luchese, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, o evento tem como diferencial reunir docentes das mais importantes instituições de ensino superior do Sul do país e do estado. "Freire é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes pensadores da educação no século XX. Não é à toa que sua obra seja estudada e referenciada em tantos países distintos, muitos deles com elevados índices de escolarização", pontua Terciane. Programação completa está disponível em ucs.br.





Publicidade