Política

Comunidade se despede de Nelson Sbabo

Trajetória do ex-presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços foi destacada por empresários e políticos
10 de junho de 2019 às 12:41
Foto: CIC, Divulgação/ BD

O empresário e advogado Nelson Fábio Sbabo tinha 83 anos. Ele morreu na noite desta quinta-feira (6), no Hospital Unimed. Sbabo foi presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) na gestão 2016-2017.

Centenas de pessoas, entre parentes, amigos, políticos e empresários passaram pelo velório, que começou às 7h desta sexta-feira (7), na Sala A do Memorial São José. A cerimônia de cremação ocorreu no final da tarde, no Memorial Crematório São José. Ele era casado com Jandyra Leonilda Formolo e deixa cinco filhos e cinco netos.

TRAJETÓRIA

Nelson Sbabo nasceu em 16 de março de 1936, em Galópolis, onde fez os estudos primários. Cursou o Ginásio no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul, onde frequentou a Escola Técnica de Comércio. O primeiro emprego, em 1955, foi como balconista da Livraria Rossi, de onde saiu para prestar o Serviço Militar, em 1956. No mesmo ano, começou a trabalhar como contador da empresa Francisco Zambon & Cia Ltda. e, depois, assumiu a contabilidade e gerência da filial do Lansul – Lanifício Sulriograndense S/A, de Caxias do Sul, onde exerceu funções até março de 1960. Em março daquele ano, junto com Albino e Valdemar Formolo, fundou, como sócio-cotista, a Albino Formolo & Cia Ltda., empresa de comércio de materiais para construção, hoje Formolo Materiais de Construção Ltda., da qual foi diretor administrativo.

Em dezembro de 1984 formou-se bacharel em Direito. Também foi fundador e diretor administrativo da Formolo Madeiras, coligada da empresa Formolo Materiais para Construção. Ainda fundou e presidiu a Associação dos Comerciantes de Materiais para Construção de Caxias do Sul (Acomac) de 1988 a 1989, e foi o primeiro vice-presidente da Federação das Acomacs do Rio Grande do Sul.

Exercia também o cargo de presidente do Círculo Operário Caxiense e participava como membro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desde 1974, ocupando inicialmente o cargo de conselheiro e, posteriormente, de diretor de Infraestrutura. Ele coordenou a Comissão Pró-conclusão da Rota do Sol, de 1972 até a conclusão, em 20 de dezembro de 2007. Também foi vice-presidente de Comércio da entidade na gestão 2008-2011. Atualmente, integrava a Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da entidade.

Políticos destacam o legado do ex-vereador

Nelson Sbabo também autuou na política de Caxias do Sul. Ele foi eleito suplente de vereador, entre 1973-1976, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) e assumiu cadeira em 1974, durante o governo do correligionário, ex-prefeito Mario Bernardino Ramos. Na mesma legislatura, se elegeram políticos conhecidos como Adelar Bertussi, Claudino Costa, Evilásio Reis, Julio Costamilan, Luiz Triches dos Reis, Mario Gardelin, Mario Lopes, Ovidio Deitos e Walter Bridi. Na lista dos suplentes, também estavam nomes de Guiomar Chies, Nelson Goulart Ramos, Odir Ferronatto e Sadi Girardi. 

EXEMPLO DE CIDADÃO

O ex-presidente da Arena – depois PDS, PPB e PP -, Silvino Segat, também foi vereador naquela legislatura. Segundo ele, Nelson Sbabo era uma figura ímpar. “Sempre participativo, um elemento importante na política, pelas inciativas sociais e dentro do partido. Ele sempre participava das decisões. Um homem correto, honesto, trabalhador e empreendedor”, destacou.

HONRA E PARCERIA

Quando Nelson Sbabo foi presidente da CIC, em 2016, o prefeito era Alceu Barbosa Velho/PDT. De acordo com ele, o líder empresarial colaborou intensamente para o desenvolvimento do Município. O pedetista também ressaltou a dignidade de Sbabo. “Cidadão honrado e que teve participação direta na evolução de Caxias. Ele, presidente da CIC, e eu, prefeito, fizemos inúmeras parcerias para o crescimento da cidade. Caxias agradece o grande coração de Nelson Sbabo”, afirmou.

PODER PÚBLICO E ENTIDADES EMITEM NOTAS DE PESAR

“É uma grande perda para Caxias do Sul. Um empresário com uma trajetória significativa, que deixará saudades, mas também deixa seu legado, como a luta pela Rota do Sol. Nossos sentimentos à família e amigos”.

Prefeito Daniel Guerra

”Conhecia Sbabo de longa data em razão de nossa atividade no comércio e também nas entidades representativas. Foi uma pessoa que lutou por melhores condições de infraestrutura e logística, principalmente pela Rota do Sol, pelo trem regional e por um futuro aeroporto para a cidade”.

Flavio Cassina, presidente da Câmara de Vereadores

“Em sua trajetória, Sbabo trabalhou incansavelmente para contribuir com o crescimento da cidade e de todo estado. Mostrou-se líder, visionário e personalidade querida em todo município. Deixa como legado não somente as obras e posições em que esteve à frente, mas um símbolo de dedicação e valores humanos no meio empresarial”.

Ivonei Pioner, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas

“Em momento de pesar, o Simplás se solidariza com familiares e colaboradores deste que foi sempre um incansável batalhador pelo progresso e a prosperidade de Caxias do Sul e de toda região”.

Jaime Lorandi, presidente do Sindicato da Indústria do Plástico

“É um momento muito triste para todos nós a morte do amigo e empresário Nelson Sbabo. Seu legado exemplar de vida e trabalho ficará marcado para sempre em nosso meio".

Reomar Slaviero, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas

“Neste momento de imensa dor, faltam palavras para adjetivar um homem do porte de Nelson Sbabo. Não perdemos apenas um líder, um amigo, um entusiasta da vida em comunidade. Perdemos um símbolo, um ícone. Nelson Sbabo transcendeu à missão de voluntariar pelas causas nas quais acreditava”.

Ivanir Gasparin, presidente da CIC

“O Sindilojas Caxias lamenta a inestimável perda de Nelson Sbabo, que contribuiu para a prosperidade de nossa cidade. Ficam as condolências em solidariedade à família e amigos àquele que foi Destaque Comércio Especial O Mercador, em 2018, pelas ações de relevância para o comércio caxiense”.

Idalice Manchini, presidente do Sindilojas

“Considerado como um embaixador de Caxias, Sbabo se destacou pela liderança e empreendedorismo em mobilizações pelas melhorias de infraestrutura na região, a exemplo da conclusão da Rota do Sol e construção do aeroporto de Vila Oliva”.

Luiza Colombo Dutra, presidente da Microempa