Cidades

Cidade registra primeiro caso de dengue do ano

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou, no início da noite desta quinta (4), o primeiro caso importado de dengue neste ano em Caxias do Sul.
05 de abril de 2019

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde confirmou, no início da noite desta quinta (4), o primeiro caso importado de dengue neste ano em Caxias do Sul. Trata-se de uma mulher que reside no município e viajou para Praia do Forte, na Bahia, no início de março, onde contraiu a doença. Ela foi hospitalizada em Caxias do Sul e teve material coletado para exames no dia 25 de março. O resultado foi confirmado nesta quarta-feira. A paciente se recuperou e teve alta hospitalar dia 29 de março.

Já o número de focos do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya encontrados na cidade subiu para 18 neste ano, ultrapassando o total de 17 registrado em 2018. O novo criadouro foi localizado no Bairro Esplanada na terça-feira (2) pelos agentes de combate às endemias. Encontrava-se em um bloco de tijolo, com acúmulo de água, em uma residência.

Em Esteio, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou um caso de febre chikungunya. É o primeiro caso no ano na qual a contaminação ocorre dentro do Rio Grande do Sul. A pessoa não tem histórico de viagem. No dia 21 de março, começou a sentir sintomas de dores nas articulações, músculos e irritações na pele.