Cidades

Antigo prédio do INSS começa a ser avaliado

A Prefeitura de Caxias do Sul deu início nesta quarta-feira (27) aos testes na estrutura do prédio do antigo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado no final da Rua
28 de março de 2019

A Prefeitura de Caxias do Sul deu início nesta quarta-feira (27) aos testes na estrutura do prédio do antigo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado no final da Rua Pinheiro Machado. O trabalho será realizado pela empresa Planicon Engenharia, vencedora da licitação, com preço de R$ 73,8 mil.

A contratada deverá entregar um laudo de avaliação da segurança estrutural com indicações de soluções técnicas para os problemas encontrados na edificação. O objetivo é que o local sedie equipamentos públicos de saúde e assistência social, conforme determinado pela União ao doar o patrimônio.

O prédio foi construído na década de 1960 e está desocupado desde 2011, quando foi encerrado o contrato de aluguel firmado entre o Município e a União, então proprietária do imóvel. À época, sediava o Centro Especializado em Saúde e a Vigilância Sanitária, serviços da Secretaria Municipal da Saúde. A propriedade foi revertida ao Município no início de 2017, com o local já depredado e sem diversas estruturas metálicas e portas, retiradas por vândalos. A estimativa da Seplan é que o estudo seja entregue ainda no primeiro semestre de 2019.