Cidades

ACESSIBILIDADE: Prefeitura pretende adequar 1,5 mil rampas

Administração estima investir R$ 1,6 milhão na recuperação de rampas
21 de maio de 2019 às 12:53
Foto: Leonardo Portella, Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza nesta quarta (21) a tomada de preços para contratação de uma empresa para realização de serviços de adequação de rampas de acessibilidade em calçadas do município. Planejado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), em conjunto com a Coordenadoria de Acessibilidade, o projeto tem investimento estimado em R$ 1,6 milhão e será custeado com recursos da aplicação de multas de trânsito.

O plano prevê a construção de 1,5 mil novas rampas de concreto de 10, 12 e 15 centímetros de altura nas calçadas da área central e dos bairros. Os espaços terão piso tátil e alertas direcionais. As melhorias e adequações nos espaços obedecerão à NBR 9050, que determina padrões técnicos das rampas, como inclinação e medidas mínimas de largura, por exemplo. Serão contemplados 152 cruzamentos, com uma média de oito rampas em cada um, totalizando mais de 1,2 mil novos espaços. As quase 300 rampas ainda previstas no contrato ficarão como reservas para demandas que surgirem ao longo dos próximos anos.

Estão programadas melhorias nos bairros São Pelegrino, Centro, Pio X, Exposição, Nossa Senhora de Lourdes e Cruzeiro, entre outros. A relação dos locais foi mapeada pela Coordenadoria de Acessibilidade, conforme vistorias que foram entregues à SMTTM, responsável por viabilizar a contratação do serviço.