Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

12 de junho de 2019 às 08:40
Foto: Douglas de Souza Melo,Divulgação

Lote para o mercado chileno

 

A Turbus, operador de transporte rodoviário do Chile, adquiriu 74 novos ônibus Marcopolo. Os veículos têm previsão de entrega em julho e serão utilizados nas linhas que ligam a capital Santiago com cidades do sul e norte do país. José Luiz Góes, gerente executivo de Negócios Internacionais, a Turbus é um dos mais antigos e tradicionais clientes da Marcopolo. “Desde a década de 80 fornecemos ônibus para a operadora. Nos últimos seis anos foram 225 veículos adquiridos”, enfatiza. Os ônibus Paradiso 1800 Double Decker possuem chassi Scania K400 6x2 e os Paradiso 1050 chassi Mercedes-Benz O500RS 1936 4x2, todos com sistema de segurança ativa (sensores, câmeras e alarmes anticolisão) e diferentes configurações e equipamentos de acordo com o modelo de carroceria.

 

Expansão na China

 

A Vinícola Aurora participou, no início deste mês, da Interwine China - Feira Internacional de Importação e Exportação, uma das maiores e mais tradicionais do setor de alimentos e bebidas daquele país. Nos três dias, a empresa apresentou produtos para 37 novos contatos chineses e confirmou a abertura de dois novos importadores no país, um para vinhos, sucos e espumantes, e outro para vinhos tintos. Com os novos clientes, a vinícola de Bento Gonçalves atingirá a marca de sete importadores chineses, nas diferentes regiões do país. Nesse primeiro semestre, antes da realização da Interwine, a vinícola já tinha acertado a exportação de 70.101 litros de vários produtos. Em 2018, os embarques para a China somaram 51.724 litros. Realizada em Ghangzhou, a feira reuniu expositores de 52 países e mais de 50 mil visitantes, dentre profissionais e compradores de grandes grupos e redes de varejo, em uma área de exposição de 50 mil m². A Aurora integrou o espaço do Wines of Brasil, projeto de exportação do Instituto Brasileiro do Vinho, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

 

Negócios corporativos

 

Zulmar Neves Advocacia está assessorando quatro companhias de segmentos distintos em tratativas de fusões e aquisições no Rio Grande do Sul. As negociações encontram-se em estágios avançados e devem ser concretizadas no início do segundo semestre. “O momento econômico atual pede a soma de expertises, know-how e inteligência empresarial para ganhar competitividade no mercado brasileiro e global”, pontua Zulmar Neves, sócio e fundador do escritório, que tem sedes em Caxias do Sul e Porto Alegre.

 

Incremento nas vendas

 

A chegada do frio, ainda que timidamente, já repercute nas vendas do Centro de Compras Farroupilha. Em relação ao outono do ano passado, é percebido aumento de 10%. Para o inverno, a expectativa é que a demanda se eleve em até 30% sobre as estações mais quentes. Visando atrair consumidores, a administração trabalha junto aos comerciantes para o reforço nos estoques, principalmente nas peças de confecção própria, o que torna os preços mais competitivos. Além do movimento de clientes da região, o shopping tem sido procurado por excursões de diversas cidades do Sul do país. Para atender o movimento, o horário é estendido durante o inverno: das 8h30 às 18h30, de segunda a sábado; e, das 10h às 18h, aos domingos e feriados.