Roberto Hunoff

Livre Iniciativa

28 de maio de 2019 às 08:40
Foto: Gilmar Gomes, Divulgação

Método atrai estudantes

 

O ensino individualizado e o desenvolvimento do autodidatismo ao trabalhar o aluno dentro do seu ritmo e capacidade são diferenciais do método de ensino Kumon, há 23 anos à disposição em Caxias do Sul por meio da franqueada Marisa Ana Carletto Fardo. Em 2018, a operação cresceu 10%, em linha com os dois anteriores, que já vinham com expansão mais acentuada. O nicho pré-escolar e de alfabetizandos, dos três aos seis anos, foi o que mais avançou no período, contabilizando crescimento de 15%. Já o inglês, introduzido pela franqueada caxiense em 2007, apresentou maior procura no último ano. A franquia local oferece as disciplinas de matemática, português e inglês. O método Kumon foi criado, em 1964, pelo professor japonês Toru Kumon.

 

Parceria reafirmada

 

A construtora MRV ampliou parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. As instituições são parceiras desde 2016 e, a partir de agora, a MRV, que já integra os grupos de trabalho de Integridade e Fórum Clima, também fará parte do conselho orientador da entidade. Com a parceria institucional, a MRV passa a integrar um grupo seleto com seis grandes marcas que incentiva e apoia as bandeiras do Instituto Ethos de questões relacionadas à responsabilidade social e ambiental no ramo empresarial. São elas a Alcoa, Carrefour, Coca-Cola, Natura e Shell. A companhia é pioneira no setor de construção civil em responsabilidade empresarial, sendo a única a firmar parcerias com o terceiro setor.

 

Curso de artesanato gratuito

 

Após o sucesso do Momento Döhler em Porto Alegre mês passado, o evento volta ao Rio Grande do Sul trazendo a energia do artista plástico e apresentador de TV, Marcelo Darghan, para Caxias do Sul. São quase 1 mil vagas nas oficinas que ocorrem nesta terça e quarta (28 e 29), no Intercity. Totalmente gratuita, a iniciativa da catarinense Döhler S/A percorre o país desde 2010 com cursos de capacitação. Ao todo, cerca de 70 mil pessoas já participaram da ação. Em Caxias do Sul, serão 900 vagas, divididas em três turmas. O único investimento para quem quiser participar é doar um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será destinado à Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados, que atende em torno de 250 famílias na cidade. Para participar os inscritos precisam levar apenas lápis, caneta e tesoura para auxiliar nos trabalhos, e ainda podem levar para casa a peça que confeccionarem. As vagas são limitadas e ainda podem ser feitas pelo telefone 0800 643 0214.

 

Segundo maior mercado de rebocados

 

Com emplacamento médio anual de 18 mil unidades, o México é o segundo maior mercado de semirreboques na América Latina. De olho neste potencial, a Suspensys, fabricante de autopeças das Empresas Randon, participou, na semana passada, da Expo Proveedores del Transporte, em Monterrey. A marca tem, em sua linha de produtos, suspensões, eixos e sistemas de rodagem para implementos. A participação se deu por meio da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.