Fernando Santos

APARTE

28 de maio de 2019 às 08:40

Toda a Executiva tem boquinha

 

O ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Caxias e atual secretário de Saúde, Julio Freitas, é o novo presidente da Executiva do diretório municipal do Republicanos (ex-PRB). Ele substitui o advogado Heron Fagundes. O partido mudou de nome em convenção nacional, realizada em Brasília, no início de maio. Entre os 10 integrantes da nova Executiva do partido, todos são ou foram cargos de confiança do prefeito Daniel Guerra: procuradora-geral, Cassia Kuhn; coordenador de Acessibilidade, Tibiriçá Maineri; chefe de gabinete, Chico Guerra; coordenador de governo, Luiz Pedro Pauletti; secretário de Habitação, Claudir Antônio de Bittencourt; assessora técnica de imprensa, Isadora Guerra; diretora executiva de Proteção Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Marcelly de Souza Paes Felippi; e a gerente de projetos do gabinete do prefeito, Carmem Silvia Tronco. O vereador Elisandro Fiuza também faz parte da Executiva. Apesar de estar, neste momento, no Legislativo, ele ficou um ano e meio como secretário de Habitação, no Executivo.

 

FALTOU COMUNICAÇÃO

 

A assunção de Julio Freitas à presidência do Republicanos em Caxias serve de alento, principalmente, à imprensa. Isso porque o ex-presidente Heron Fagundes demonstrou ter uma grande dificuldade em se comunicar com a mídia local. Não foram raras as vezes que, procurado pelas reportagens, não atendeu ao celular, muito menos retornou ligações a fim de esclarecer fatos ligados ao partido e ao atual governo. Situação que começou já durante a transição de governo, logo depois das eleições de 2016. Processo que, de transparência, ganhou nota zero para a sigla. Já Julio Freitas - rotulado muitas vezes como o chefe de governo de Caxias - nunca se eximiu em falar com imprensa, sempre defendendo o atual governo, inclusive, nos momentos mais críticos.

 

TRABALHO RECONHECIDO

 

O vereador Rafael Bueno/PDT representou o Legislativo de Caxias, ontem (27), na solenidade de assinatura do protocolo de instalação da UFRGS, em Farroupilha. O parlamentar foi destacado pelo prefeito Claiton Gonçalves/PDT pela articulação que fez desde 2011 para que a UFRGS se tornasse realidade na Serra Gaúcha, juntamente com o ex-deputado federal Assis Mello/PCdoB. "Essa é uma luta muito antiga. Desde 2013, quando assumi a presidência da Frente Parlamentar, ampliamos a busca por uma educação pública de qualidade na região. Mas, bem antes, ainda nos bancos escolares, eu percebia que uma universidade pública teria que se transformar em realidade na Serra", ressaltou Bueno. Nenhum representante do Executivo de Caxias do Sul esteve presente ao evento. Isso, apesar do convite que foi feito pela Prefeitura de Farroupilha.

 

CONCEDER É A SOLUÇÃO!

 

Assim pensa o governador Eduardo Leite/PSDB com relação aos problemas estruturais da ERS-122. Durante entrevista coletiva, na 140ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, neste domingo (26), o tucano afirmou que falta dinheiro para pagar a empresa que realiza a manutenção da estrada. Contudo, o governo do Estado realiza gestão para retomar as operações tapa-buracos. A ideia dele é conceder a rodovia à iniciativa privada. Segundo ele, mesma medida que será adotada com as RSs 324 e 287.

 

FIXINHA NA CEASA

 

O ex-deputado estadual João Fischer/PP, o Fixinha, é o novo presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa). Ele foi empossado na tarde desta segunda-feira (27). O cargo custou mais de dois meses de negociação com o Conselho Administrativo da estatal. O nome dele havia sido barrado pelo conselho nomeado durante o governo de José Ivo Sartori/MDB, que foi exonerado ontem, porque ele não tem o ensino médio. Para exercer a função precisa ter ensino superior completo. Ele concorreu à reeleição no ano passado, fez 29 mil votos, nas não passou pelo coeficiente eleitoral.