Fernando Santos

APARTE

27 de maio de 2019 às 08:40

Perdas de boquinha

 

Caso aprovada a lei antinepotismo, em Caxias do Sul, deverá ocorrer o mesmo que em Gramado, onde 12 cargos de confiança tiveram que ser exonerados pelo prefeito João Alfredo Bertolucci (Fedoca)/PDT. Entre eles, a secretária de Educação, Gilça Silva, esposa do chefe de Gabinete, Renato Bertoja, e outros casos semelhantes. Em nível local, com a possibilidade de o prefeito ser obrigado a exonerar o irmão, Chico Guerra, do cargo de chefe de Gabinete, ele voltará ao Legislativo e quem sairá perdendo é o suplente, Renato Nunes/PR. E, como a esposa dele, Cristiane da Silva Nunes é cargo de confiança da Codeca, não poderá ser nomeado de volta ao Executivo. A alternativa é que ela seja exonerada da autarquia.

 

INVIABILIZANDO ADIN

 

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Velocino Uez/PDT protocolaram, nesta sexta-feira (24), um novo projeto de lei sobre a liberação de alvarás de localização. A intenção é aprimorar o projeto anterior, promulgado na  segunda-feira (20), que será revogado. O texto foi complementado com a exigência de critérios de segurança, incluindo a apresentação do Plano de Prevenção Contra Incêndios, emitido pelo Corpo de Bombeiros. Em outra alteração, exclui a liberação dos alvarás provisórios aos estabelecimentos que estão em áreas de risco e na Zona das Águas. A revogação da lei promulgada inviabiliza a Adin anunciada pelo Executivo. Já as modificações, em tese, vão ao encontro das ponderações que seriam utilizadas pela PGM, em uma possível futura nova Adin.

 

COSUD EM GRAMADO

 

A cidade serrana reúne, neste sábado (25), governadores, vice-governadores e secretários de sete estados, no Hotel Master, para a terceira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Estarão presentes os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP) e Renato Casagrande (ES). Do Rio de Janeiro e de Minas Gerais virão os vices-governadores, Cláudio Costa e Paulo Brant, respectivamente. O Cosud foi criado este ano para servir de fórum de debates sobre temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência, e a renegociação das dívidas dos estados com a União. No final do dia, será divulgada a Carta de Gramado, com as conclusões e decisões da reunião. O jantar será no Palácio do Governo, em Canela.

 

PLANO DIRETOR

 

Começa, nesta segunda-feira (27), o ciclo de debates "Diálogos Caxias - A cidade que queremos", realização da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação do Legislativo. A finalidade é debater a governança democrática para uma cidade sustentável e inclusiva, com vistas à finalização do projeto de revisão do Plano Diretor. Participam lideranças dos vários setores que interagem com o tema. O debate começa às 9h, na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal. O encontro é o primeiro de uma série de quatro, que ocorrerão nos dias 3, 10 e 17 de junho.

 

INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO

 

Este foi o tema do terceiro encontro promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), que, nesta sexta-feira (24), recebeu o deputado estadual Pepe Vargas/PT. Segundo o presidente da entidade, Ivanir Gasparin, “o objetivo destas reuniões é dar conhecimento aos deputados estaduais sobre as principais demandas de desenvolvimento de Caxias e região. Para isso, é importante que tenhamos esse diálogo e aproximação". Entre os temas abordados, a urgência de melhorias nas principais estradas da região, programa de concessões de rodovias, projetos do Porto de Torres e do novo aeroporto da Serra Gaúcha, e Festa da Uva. A direção da CIC já se reuniu com os deputados estaduais Neri, O Carteiro/SD e Carlos Búrigo/MDB. Nesta segunda-feira (27), Pepe Vargas preside, no Legislativo de Caxias, a quinta audiência da Comissão da Reforma da Previdência, da Assembleia Legislativa. O evento ocorre às 18h30.