Fernando Santos

APARTE

23 de maio de 2019 às 08:40

Que bonito, hein!

 

Depois das críticas do vereador Rafael Bueno/PDT, na sessão de ontem (22), ao “Que feio, hein!” do Executivo aos pacientes que deixam de comparecer às consultas marcadas pelo SUS, o vereador Renato Nunes/PR defendeu o atual governo, por meio da expressão “Que bonito, hein!”. Ele negou que se tratava de desrespeito aos pacientes do SUS, mas concordou com a postagem. Ao lançar a ideia da multa para estes cidadãos, Nunes reconheceu que tem óbitos ocorrendo por causa da ineficiência do Executivo em suprir a demanda de profissionais na saúde. Ele também isentou quem sucumbiu à lista de espera de pagar a sanção. “Como foi dito aqui, realmente, tem pessoas que, às vezes, chega, ao ponto de morrer na fila de espera. Claro que, no caso dessas pessoas, não pagarão multas, porque elas morreram esperando”, afirmou.

 

PCdoB LANÇA VANIUS CORTE

 

O diretório municipal do PCdoB emitiu nota oficial, na tarde de ontem, confirmando o nome do atual gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e ex-procurador-Geral do Município (PGM) no governo de Pepe Vargas/PT, Vanius Corte, como pré-candidato do partido à Prefeitura de Caxias do Sul, no ano que vem. Ele foi indicado pela Comissão Política do partido, porém, com o compromisso de construir uma frente ampla para derrotar candidatos de direita.

 

ADIN CONTRA ALVARÁS

 

A Procuradoria-Geral do Município (PGM) confirmou que ingressará com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei complementar promulgada pelo Legislativo, na semana passada, que permite a liberação de alvará de licença sem a carta de Habite-se. A matéria teve o veto total do Executivo derrubado pelo plenário. A PGM alega que a lei é inconstitucional, porque fornecer um alvará sem a carta traz riscos à segurança e expõe a fragilidade das edificações. O Município entrará com pedido de liminar para evitar que lei entre em vigor.

 

DEMANDAS RURAIS

 

Os vereadores Adiló Didomenico/PTB e Ricardo Daneluz/PDT estiveram, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (21). Uma das agendas foi com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho/PP, no Palácio Piratini. Os parlamentares entregaram demandas como o fim da exigência da Guia de Trânsito de Animais (GTA). A mesma pauta foi levada ao deputado estadual Juliano Franczak/PSD (Gaúcho da Geral), na Assembleia Legislativa. O resultado da viagem foi tema de Daneluz, no Grande Expediente do Legislativo, nesta quarta-feira.

 

CONJUNTO DE PRIORIDADES

 

Elencar as demandas prioritárias do setor será a pauta de reunião da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (27), às 14h. O objetivo é construir um projeto estratégico para ser encaminhado à Secretaria Estadual de Segurança Pública para obter verbas da nova legislação de compensação tributária. Pela primeira vez, as corporações e entidades estarão unidas no planejamento de estratégias para o combate à criminalidade e violência em Caxias e região.

 

EQUIPAMENTOS

 

Ainda sobre segurança pública, o deputado estadual Pepe Vargas/PT informou que destinou emenda parlamentar conjunta para as polícias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha. Os equipamentos serão entregues na segunda (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. São 20 viaturas e 12 carabinas.