Fernando Santos

APARTE

07 de maio de 2019 às 08:40
Foto: Juliane Ribas, Divulgação

PTB entrega demandas a vice-governador

 

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior/PTB recebeu reivindicações do correligionário, vereador Adiló Didomenico, em Caxias, nesta segunda (6). Foi durante a palestra realizada na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. O parlamentar entregou documento solicitando manutenção urgente na ERS-122, entre Caxias do Sul e Farroupilha. Adiló também solicitou manutenção das placas da rodovia e reparos na RSC-453, entre Farroupilha e Bento Gonçalves, e deste município a Garibaldi. O vice-governador prometeu encaminhar as reivindicações ao secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

 

COMISSÃO LEVARÁ PEDIDOS À CAPITAL

 

A Comissão de Segurança Pública e Proteção Social do Legislativo, presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB, terá uma agenda em Porto Alegre, na próxima sexta-feira (10). Ela se reunirá com o secretário estadual de Administração Penitenciária, Cesar Faccioli; o adjunto de Segurança Pública, coronel Marcelo Frota; e o coordenador de Engenharia Prisional do Estado, Alexandre Micol. O encontro ocorre às 10h, na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Na pauta, a nova lei estadual que permite o repasse de 5% do ICMS de empresas para a área da segurança pública; o andamento de projeto da comissão em parceria com o Movimento Avança Brasil de descentralização do Instituto-Geral de Perícias de Caxias; e a situação da construção de cadeia pública no Município, com verbas do Departamento Penitenciário Nacional. Além disso, mais efetivo policial, agentes penitenciários e peritos criminais, bem como o envio de tornozeleiras e viaturas para a 7ª região da Superintendência dos Serviços Penitenciários. Também integrarão a comitiva os integrantes da comissão, vereadores Adiló Didomênico/PTB e Velocino Uez/PDT. Além deles, os presidentes do Conselho da Comunidade, Jean Carbonera, e do Consepro/Mocovi, Luiz Raimundo Tomazzoni.

 

FOCO NAS MÃES

 

A vereadora Denise Pessôa/PT protocolou, nesta segunda-feira (6), quatro projetos de lei que visam auxiliar e melhorar a vida da mães que vivem em Caxias do Sul. As matérias iniciam a tramitação pela Comissão de Constituição e Justiça.

 

OS PROJETOS

- Assegura o direito ao parto humanizado nos estabelecimentos de saúde e a elaboração de um Plano Individual de Parto;

- Estabelece o direito de as mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos;

- Estabelece diretrizes às escolas de educação infantil para permitir o aleitamento materno;

- Estabelece a obrigatoriedade de instalação de banheiro familiar e fraldário em locais de circulação, concentração e permanência de grande número de pessoas.

 

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

 

A instituição será o tema do primeiro pronunciamento do deputado estadual Neri, o Carteiro/SD, no Grande Expediente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (8), às 14h. Intitulado “Escola Família Agrícola: construindo o futuro dos jovens do campo”, o pronunciamento abordará a importância da entidade para a comunidade rural de Caxias do Sul. A unidade local é uma das quatro que estão instaladas no estado. A EFA/Serra se localiza em São Pedro da Terceira Légua e conta com 115 estudantes.

 

ZANIN ASSUME SECRETARIA DE OBRAS

 

O vice-prefeito de Flores da Cunha, Almir Zanin/PSB, reassumiu a Secretaria de Obras e Viação nesta segunda-feira (6). Nomeado pelo prefeito Lídio Scortegagna/MDB, ele acumulará os dois cargos, recebendo apenas o salário de secretário. Zanin já comandou a pasta entre 2009 e 2012 e voltou ao cargo em janeiro de 2013, onde ficou até a metade do ano de 2016. Na atual gestão, ficou à frente da secretaria até setembro do ano passado.