Fernando Santos

APARTE

06 de maio de 2019 às 08:40

MP investigará morosidade do Executivo

 

A representação do vereador Rafael Bueno/PDT contra o prefeito Daniel Guerra/PRB pela falta de celeridade do governo em abrir as UBSs Reolon e São Vicente foi acolhida pela titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, Adriana Chesani. A investigação foi instaurada nesta sexta-feira (3), um dia depois do protocolo da denúncia.

O parlamentar questiona o porquê de o Executivo ainda não ter aberto as unidades, cujos prédios estão prontos desde o primeiro semestre de 2017. Ele justifica que a demora prejudica a população. "No caso do Reolon, existe um absurdo, que é o pagamento de aluguel por parte do Município. E a atual UBS do São Vicente está em um local sem condições aos servidores e população", enfatizou.

 

TRANSPARÊNCIA

 

Mais uma ação de transparência no Executivo está prestes a ser aprovada pelo Legislativo. Na sessão desta quinta-feira (2) passou, em primeira discussão, o projeto de lei que obriga a afixação de placa ou cartaz com a discriminação do nome do médico, da especialidade e dia e horário, nos serviços de pronto atendimento (UPA Zona Norte e futura UPA Central) e nas mais de 40 unidades básicas de saúde de Caxias do Sul. A proposta é de autoria da bancada do PSB, assinada pelos vereadores Alberto Meneguzzzi, Edi Carlos Pereira de Souza e Elói Frizzo. Ela deverá ser votada nas próximas sessões. Esta semana, a bancada socialista aprovou projeto que regulamenta a apresentação de artistas nas ruas de Caxias. A matéria foi protocolada depois que um artista fez um desempenho na Avenida Júlio de Castilhos, em 2018, e foi interpelado pela Guarda Municipal.

 

RANOLFO NA CIC

 

O vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior/PTB, será o palestrante da próxima reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (6). O tema da palestra será o “RS Seguro – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública”. Lançado no final de fevereiro, o programa une secretarias e órgãos públicos no combate e repressão ao crime e à violência.

 

ARTICULAÇÃO

 

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB esteve, nesta sexta-feira (3), em Feliz, Alto Feliz e Vale Real, no Vale do Caí, onde se encontrou com os prefeitos Albano Kunrath/MDB, Paulo Mertins/PTB e Edson Kaspary/PT, respectivamente. A finalidade foi conhecer as políticas de desenvolvimento econômico e atração de empresas. Ele também tratou sobre a Rota das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, a qual Caxias do Sul busca adesão. “Precisamos saber como estão nossos vizinhos, alargar o campo de visão e aprender com as cidades menores. Sou parceiro dessas lutas pelo desenvolvimento econômico e geração de emprego. Vamos construir ideias, sugestões e propostas”, avaliou.

 

AGENDA

 

O deputado estadual Neri, o Carteiro/SD cumpriu agenda em três escolas estaduais de Caxias do Sul, nesta sexta-feira (3): Imigrante, Kalil Sehbe e

Érico Veríssimo. O parlamentar recebeu reivindicações, como falta de professores, por exemplo. Na Érico, a diretora Adriana Boff Machado disse que a principal dificuldade é nas disciplinas de Química e Educação Física.

Neri se comprometeu em encaminhar as demandas ao secretário estadual de Educação, Faisal Karam, na próxima semana. "Sabemos das dificuldades enfrentadas pelo governo, mas não podemos aceitar a falta de professores após três meses do início do ano letivo", disse Neri, que, à noite, participou da solenidade de fundação do Solidariedade, em Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra.